ENB, Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores assinam protocolo

0

logo enb2A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) celebram amanhã, dia 28 de junho, em Sintra, um protocolo de cooperação entre as duas instituições, estando previstas ações de formação e partilha de informação de forma a potenciar recursos humanos, técnicos e financeiros

A cerimónia terá lugar pelas 14h30, na sede da ENB, em Ranholas, e contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e do Secretário Regional da Saúde dos Açores, Luís Mendes Cabral, que homologarão o protocolo.

O acordo entre a ENB e a SRPCBA pretende reforçar a cooperação entre as duas entidades, prevendo o reconhecimento mútuo da formação ministrada no âmbito das missões atribuídas aos Corpos de Bombeiros e a possibilidade de utilização partilhada de infraestruturas e recursos pedagógicos para a formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil.

A ENB é a entidade pedagógica dos bombeiros portugueses e tem como objetivo a formação humana, profissional e cultural dos bombeiros e demais agentes de proteção civil e o desenvolvimento de ações formativas de âmbito operacional e tecnológico em situações de emergência.

O SRPCBA tem a atribuição de orientar, coordenar e fiscalizar, a nível da Região Autónoma dos Açores, as atividades de proteção civil e dos Corpos de Bombeiros, bem como assegurar o funcionamento de um sistema de transporte terrestre de emergência médica de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

Fonte: Gabinete de Comunicação ENB

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.