ENB celebra protocolo de colaboração com a Escola de Polícia Judiciária

0
Dr. José Ferreira, presidente da ENB, acompanhado pela Dra. Isabel Polónia, diretora da EPJ, e pelo inspetor chefe Filipe Ferreira, docente na EPJ.

Dr. José Ferreira, presidente da ENB, acompanhado pela Dra. Isabel Polónia, diretora da EPJ, e pelo inspetor chefe Filipe Ferreira, docente na EPJ.

A Escola Nacional de Bombeiros celebrou hoje um protocolo de colaboração com a Escola de Polícia Judiciária (EPJ), visando dotar os Bombeiros portugueses de conhecimentos sobre a “preservação e tratamento genérico dos vestígios” em emergência pré-hospitalar e em incêndios, para que a sua atuação não comprometa futuras investigações criminais.

O documento prevê a elaboração de um plano para formação de formadores e formação técnica especializada para o público-alvo da ENB, de modo a garantir a abordagem correta e adequada dos locais das ocorrências, para localizar, identificar, preservar e tratar vestígios de valor probatório aí existentes.

Nos cenários de emergência pré-hospitalar, serão enumerados procedimentos básicos para o manuseamento e tratamento de vítimas a socorrer e/ou de cadáveres, e no caso de incêndios, procedimentos para a leitura de vestígios, recolha de informação e sua correta transmissão à investigação, com vista ao apuramento das causas.

As ações de formação decorrem no âmbito do “Plano Estratégico de Formação dos Bombeiros Portugueses” e terão lugar nos centros de formação da ENB de acordo com um plano a elaborar oportunamente pela EPJ. Paralelamente, a ENB apoiará com meios logísticos e formadores as ações internas de formação da EPJ na área da investigação de crimes de incêndio a cargo da Polícia Judiciária.

Fonte: ENB

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.