É justo lembrar o papel principal dos bombeiros diz LBP

0

formaturaA Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na passagem do Dia da Proteção Civil cumprimenta todos os agentes envolvidos nessa missão fundamental, de todos os dias e todas as horas, e saúda especialmente os Bombeiros Portugueses.

Para a LBP é justo lembrar e sublinhar que, sem que isso deva ser interpretado como menor respeito ou admiração pelos restantes agentes da proteção civil, de facto, os Bombeiros são, sem sombra para dúvida, o pilar principal de toda essa estrutura.

Segundo a LBP a ação em proteção civil é essencialmente um trabalho de equipa, um trabalho de cooperação interdisciplinar em que se incluem os mais de 65 mil bombeiros, mulheres e homens integrados nos quadros ativo, comando, honra e reserva dos corpos de bombeiros de associações humanitárias, e que respondem a mais de 98 por cento dos pedidos de socorro recebidos.

A LBP saúda, a propósito, a memória dos milhares de bombeiros já falecidos e que, muito antes da criação das estruturas nacionais e municipais da proteção civil, sempre souberam responder a todas a situações em que os seus semelhantes e respectivos bens estiveram em perigo.

Essa é a matriz e a razão de ser pela qual nasceram há muito em Portugal as associações humanitárias de bombeiros voluntários e cuja existência continua a ser fundamental, independentemente da criação e das próprias mudanças operadas na estrutura nacional de proteção civil.

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.