Dominado fogo no concelho de Ourém ao fim de cerca de 40 horas

0

O fogo que lavrava há cerca de 40 horas em Mata, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, foi dominado esta madrugada, às 2.12 horas, por 457 homens apoiados por 134 veículos, informou a Protecção Civil.

Este era o incêndio que estava a requerer mais meios esta madrugada, depois de na segunda-feira ter causado a morte a um homem de 54 anos, proprietário de um aviário. Na sequência deste fogo foi ainda registada a queda de um helicóptero bombardeiro pesado, provocando dois feridos ligeiros.

Segundo a informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil, outro fogo que lavrava desde as 14:37 de segunda-feira numa zona de mato de Alvarim, concelho de Tondela e distrito de Viseu, foi dominado esta madrugada, às 02:55, por 68 operacionais apoiados por 25 veículos.

No mesmo concelho, outro fogo, que lavrava em São Gemil desde as 06:45 de segunda-feira, foi hoje dominado, às 03:04, pelos 51 homens apoiados por 15 veículos que se encontravam no local.

Já em Sanfins, concelho de Fafe, distrito de Braga, deflagrou esta madrugada, às 0:05, um incêndio numa zona de mato que apresentava cerca das 04:00 duas frentes ativas que estavam a ser combatidas por 45 operacionais apoiados por 11 veículos.

Por volta das 04:00, cerca de mil bombeiros combatiam os 10 maiores incêndios que afetavam Portugal Continental, designadamente nos distritos de Castelo Branco, Viseu (três fogos), Guarda (dois fogos), Bragança, Leiria, Santarém e Braga.

O fogo que envolvia mais meios esta noite, cerca das 04:00, era o que lavrava em Amoreira, concelho de Tomar e distrito de Santarém, desde as 20:20 de domingo, para o qual estavam mobilizados 225 operacionais apoiados por 58 veículos que combatiam duas frentes ativas.

Fonte: JN

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.