Bombeiros.pt assinala Dia Internacional da Mulher (C/ Video)

2

Comemora-se hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta pela valorização da mulher  na sociedade, bem como, a defesa da igualdade de direitos.

Será que nos bombeiros existe igualdade entre homens e mulheres?

Ao longo dos últimos 20 anos, a mulher tem vindo a conquistar o seu lugar no mundo dos bombeiros. O portal Bombeiros.pt contactou a Direção Nacional dos Bombeiros (ANPC) e apurou que, atualmente existem em Portugal 6131 mulheres nos corpos de bombeiros de Portugal Continental, de acordo com os dados atuais do Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses (RNBP). No entanto, de acordo com a mesma fonte, os homens continuam a representar uma larga maioria, tanto no Quadro Ativo, como no Comando, existindo nestas funções  apenas 26 mulheres.

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Portal bombeiros.pt quis conhecer, na realidade, a convivência entre mulheres e homens nos quartéis de bombeiros. A titulo de exemplo, estivemos no Quartel dos Voluntários de  Tabuaço, que tem ao serviço o maior número de mulheres bombeiras voluntárias no distrito de Viseu. São 59, entre os 110 elementos.

Conheça  a mensagem que deixam neste dia Internacional da Mulher:

As Bombeiras voluntárias de Tabuaço celebram, com o portal bombeiros.pt , o Dia Internacional da Mulher.

Nesta pequena vila tabuacense o único corpo de Bombeiros do concelho deixa o exemplo no que respeita à igualdade de direitos das mulheres, numa comunidade que já foi apenas de homens.

O certo é que não é só nos Bombeiros de Tabuaço que as mulheres se destacam, elas estão em praticamente todas as corporações do país e também um pouco por todo o  mundo, como apresentamos nas imagens seguintes:

 

O Portal dos Bombeiros Portugueses deseja a todas um Feliz Dia Internacional da Mulher.

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.

  • Sonia Preto

    Tabuacense é assim que se escreve e não Tabuasense. Pode ter sido um lapso.

    • Obrigada, Sónia Preto. Pedimos desculpa pelo lapso.