Desempregados vigiam floresta para prevenir incêndios

0

Incêndio Florestal encostaDez desempregados estão, desde esta segunda-feira e até ao dia 30 de setembro, a vigiar as matas do concelho de Vila Nova de Famalicão com o objetivo de prevenir os incêndios.

Nos anos anteriores as regras do Instituto de Emprego e Formação Profissional permitiam a contratação de mais recursos humanos ao abrigo do programa “Medida Contrato de Emprego Inserção”. Por isso, este ano a Câmara de Famalicão realizou também, um protocolo com as corporações de bombeiros para que a equipa de vigilância funcione durante o fim de semana.

O dispositivo de vigilância engloba três equipas móveis havendo elementos nos postos de vigia fixos que estão localizados em Santa Catarina, na União das freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, no Monte do Xisto na União das freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei e em Santa Cristina, na freguesia de Requião.

Além de vigilantes e bombeiros também a GNR, a PSP e a Policia Municipal colaboram nas ações de fiscalização a queimas naquele que constitui o Programa Municipal de Prevenção de Incêndios Florestais.

(Fonte: JN)

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e estudante em Mestrado em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.