Decisão Histórica: Bombeiros de Esmoriz Vão Contar com Mulheres no Corpo Ativo

0

esmoriz_alistateEm 85 anos de existência, nunca os Bombeiros Voluntários de Esmoriz (B.V.E.) contaram com elementos femininos no seu corpo ativo, mas essa realidade está prestes a mudar – a próxima escola de bombeiros já vai permitir a inscrição de mulheres.

Ao Juízo de Bancada®, o Comandante dos Bombeiros de Esmoriz., Artur Ferreira, considerou tratar-se de uma “mudança histórica”, motivada pela necessidade de encontrar novos elementos e “pensar no futuro”.

Ainda assim, os efeitos não serão imediatos: só por meados de Abril de 2018 é que as novas bombeiras entrarão em plenas funções. Primeiro é necessário completar a formação de um ano, que é feita em conjunto com os elementos masculinos.

cartaz-escola-3-custom

NOVAS INSTALAÇÕES?

Relacionada com a abertura do corpo ativo ao sector feminino está uma candidatura dos B.V.E. a fundos europeus onde a construção de camaratas femininas é critério fundamental. Caso a candidatura seja aprovada, o quartel será alvo de uma requalificação para acomodar as novas bombeiras. Até lá, durante a formação, as candidatas a bombeiras não pernoitarão no quartel.

Com a entrada das futuras bombeiras, a corporação esmorizense prevê um reforço significativo de quantidade e qualidade dos seus serviços, especialmente área pré-hospitalar.

As inscrições estão abertas até Dezembro de 2016. Podem inscrever-se qualquer pessoa entre os 17 e os 44 anos, seja ou não de Esmoriz. A formação arrancará em Janeiro de 2017.

Mais informações em: www.bvesmoriz.pt ou comando@bvesmoriz.pt

Fonte: http://juizodebancada.pt/2016/11/09/decisao-historica-nos-bombeiros/

 

Sobre o autor

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Bombeiro de 1ª. É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.