DECIF |Bombeiros de Portimão e Albufeira aprontam equipas de reconhecimento e avaliação da situação do Algarve | Fotorepotagem

0

Mais 5 Bombeiros da Região do Algarve (2 Albufeira e 3 Portimão) frequentaram o Curso de Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) para Incêndios Florestais, ao longo da última semana, no Centro de Formação da Lousã da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

Esta valência, integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) do Algarve, prevê no âmbito do Plano de Operações Distrital a existência de 2 equipas, uma das quais operacionalizada pelo CB Albufeira, para a área do Sotavento e outra no CB de Portimão para a área do Barlavento. Sempre que necessário uma destas equipas poderá ser projetada, como aconteceu no ano transato para outros distritos do País.

Além de um veículo tático devidamente apetrechado para missão os operacionais ERAS contam ainda com um kit de recursos tecnológicos de processamento de informação, georreferenciação, comunicações, bem como instrumentos de apoio à decisão.

O objetivo destas unidades é assegurar um fluxo de informação entre o terreno e os centros de decisão.

Fonte: FBBVPortimão

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.