Comissão Municipal de Proteção Civil de Loulé prepara segurança do Carnaval

0

1454604454loule protecao civilA Comissão Municipal de Protecção Civil de Loulé reuniu no passado dia 2 de Fevereiro, tendo como principal ponto da ordem de trabalhos a apresentação e aprovação do Plano de Coordenação – Carnaval de Loulé 2016.

Sendo o Carnaval um evento que recebe dezenas de milhares de pessoas, a Autarquia está atenta ao dispositivo de segurança que irá estar no terreno de 5 a 9 de Fevereiro. Assim, nesta reunião marcaram presença as entidades que têm assento nesta Comissão.

Em relação ao Carnaval de Loulé, o ajunto do presidente da Câmara, Carlos Carmo, enquanto responsável pela organização do evento, fez uma breve apresentação sobre o Carnaval Infantil (dia 5) e sobre o corso (dias 6, 7 e 9), salientando que no domingo vai ser transmitido em directo a partir da Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, o programa “Portugal em Festa”, da TVI, pelo que se espera uma grande afluência de pessoas na cidade durante estes dias.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Hugo Nunes, referiu e enalteceu todo o processo de planeamento e preparação na área da coordenação, segurança e socorro, que os eventos organizados pela Autarquia têm tido, salientando o Carnaval de Loulé como evento de excelência e qualidade no Algarve e no Pais.

O Plano de Coordenação para este evento é elaborado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil. Trata-se de um instrumento à disposição dos agentes de Protecção Civil e de outras entidades e organismos de apoio, reflectindo assim toda a organização  e dispositivo de Protecção e Socorro durante o Carnaval de Loulé.

Paralelamente, o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, João Matos Lima, informou os presentes que este serviço irá realizar a acção de sensibilização “A Protecção Civil Somos Nós”, nas escolas do Concelho, destinadas aos alunos do  3º ciclo, e que decorrerá até ao final ano do ano lectivo.

Referiu também as propostas e medidas preventivas que decorreram da reunião extraordinária da Comissão Municipal de Protecção Civil na sequência dos acontecimentos registados no Concelho no dia 1 de Novembro  e na sequência  da reunião com o  Comandante dos Bombeiros de Loulé, Irlandino Santos.

Por último, também foi apresentado à Comissão o projecto GeoEmergênciaMunicipal que está a ser desenvolvido pela Autarquia, com a participação das juntas de freguesia, cujo principal objectivo é identificar as residências mais isoladas, para que quando seja efectuada uma chamada de emergência, a habitação/lugar em causa seja mais fácil de localizar pelos serviços de segurança e socorro.

FONTE: regiao-sul.pt

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.