Exclusivo Bombeiros.pt: “Comando próprio para os bombeiros” é objectivo imediato

As comemorações nacionais do “Dia do Bombeiro Português” decorreram hoje no Barreiro, Setúbal, e o destaque vai para a intervenção do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) sobre o comando único para os Bombeiros.

Foi durante a fase dos discursos que Jaime Marta Soares, depois de lembrar e homenagear todos os bombeiros mortos e feridos no Verão de 2013, assumiu uma postura grave e séria e disparou na direcção do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que deve começar a trabalhar na criação de um comando próprio e independente de qualquer Autoridade para os Bombeiros Portugueses, acrescentando que, se não fosse esse o objectivo governamental, teria o Ministro da sua parte uma forte oposição.

Na opinião de Jaime Marta Soares, falta aos bombeiros quem verdadeiramente os represente em termos operacionais e, por isso, deve ser encontrada uma forma de devolver aos bombeiros a identidade que já tiveram no passado.

Já Miguel Macedo limitou-se a desejar que este ano o investimento efectuado em formação dê frutos e que os bombeiros portugueses cumpram com a sua missão com o máximo de segurança e sem riscos. Como que em resposta ao presidente da LBP, Miguel Macedo, disse estar a tento a todas as preocupações do setor da proteção civil e que tudo fará para que funcione da melhor maneira possível.

Para além dos discursos e do habitual desfile motorizado, decorreu também a entrega do crachá de ouro da LBP aos familiares dos bombeiros falecidos no Verão de 2013 e a entrega do Prémio Bombeiro de Mérito 2013 aos bombeiros Fernando Oliveira e Carla Neto.

O Portal Bombeiros.pt acompanhou de perto este momento alto dos bombeiros em Portugal e deixa-vos aqui o testemunho fotográfico das comemorações.

Portal Bombeiros.pt, sempre a abrir caminhos aos Bombeiros Portugueses!

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e faz parte da inovação e das novidades nos Bombeiros Portugueses!

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).