Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil da Beira Interior equipados com GPS

proteção civil municipalOs 13 Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil das autarquias integradas na Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) receberam hoje recetores de GPS, que permitem melhorar a sua resposta operacional.

Segundo uma nota da AMCB presidida por José Manuel Biscaia, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas, os municípios seus associados receberam hoje os 13 recetores de GPS de dupla frequência e de precisão centimétrica (recetores GNSS L1/L2 incorporados), que custaram 91.300 euros.

O investimento foi realizado no âmbito do projeto ProteCMun – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos nos Municípios da AMCB, cofinanciado pelo POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território, indica.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, citado no documento, refere que o projeto visa equipar os Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil dos municípios associados com um equipamento considerado “imprescindível na prevenção e resposta operacional para enfrentar a generalidade das situações de emergência que possam ocorrer na área geográfica dos 13 municípios”.

“É um projeto fundamental para a segurança dos cidadãos, uma vez que este equipamento vem melhorar a capacidade de análise e de avaliação de riscos de um incidente, e também aumentar a capacidade de atuação e de intervenção dos meios municipais de protecção civil”, sublinha o autarca.

A AMCB refere ainda que os técnicos dos municípios associados já receberam formação teórica e prática sobre a utilização dos novos equipamentos de GPS, que foi realizada em Belmonte.

Constituem a AMCB os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso (distrito da Guarda) e Belmonte e Fundão (distrito de Castelo Branco).

(Fonte: Lusa/Porto Canal)

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).