CDS-PP quer formação em Suporte Básico de Vida no 3.º ciclo do ensino básico

0

rcpO CDS-PP quer introduzir no 3.º ciclo do ensino básico uma formação obrigatória em Suporte Básico de Vida (SBV), revelou à Lusa a deputada do partido Teresa Caeiro.

“Já entregámos no Parlamento um projecto de resolução para esse fim que aguarda agendamento para discussão”, disse, lembrando que o Governo socialista chumbou por duas vezes esta proposta.

A recomendação do CDS-PP ao Governo para que seja dada formação em primeiros socorros nas escolas prevê que este projecto arranque já no ano lectivo 2013/2014 e tenha uma duração total entre seis a oito horas, mas não especifica em que disciplina poderá ser integrada.

“Temos de conjugar com a autonomia curricular das escolas. Primeiro é preciso ter a ideia e o objectivo para depois se ver como lá chegamos”, precisou Teresa Caeiro.

O projecto de resolução, a que a Lusa teve acesso, especifica que a formação em SBV deve ser ministrada através de parcerias institucionais a celebrar, “no respeito pela liberdade de escolha de cada escola”, com as instituições tuteladas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O SBV consiste em vários procedimentos de preservação de vidas em situação de emergência até à chegada de meios de socorro e permite na maior parte das paragens cardiorrespiratórias prolongar a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

“A intervenção imediata de quem presencia uma paragem cardiorrespiratória pode ser determinante na salvaguarda da vida. Quantos mais portugueses tiverem esta formação, melhor”, defendeu a deputada.

Fonte: Lusa

 

About author

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.