Câmara de Loures transfere 1,7 milhões para os bombeiros

0
Foto: Nuno André Ferreira/Lusa

Foto: Nuno André Ferreira/Lusa

As corporações de bombeiros do concelho de Loures vão receber este ano um apoio financeiro municipal de cerca de 1,7 milhões de euros, no âmbito de protocolos de colaboração hoje assinados com a Câmara Municipal.

A assinatura destes protocolos representam um reforço no apoio financeiro aos bombeiros de cerca de 50 mil euros, face ao ano anterior, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU).

“Tem vindo a ocorrer uma evolução na verba que atribuímos em cada ano, porque queremos recuperar o tempo em que não foram transferidas as verbas devidas”, justificou.

Durante o ano de 2016, as sete corporações de bombeiros do concelho de Loures vão receber 826 mil euros para fazer face a despesas de funcionamento e 856 mil euros destinados à manutenção de um grupo de intervenção permanente (GIPE).

“O reforço do apoio aos bombeiros é um reconhecimento da sua importância. Queremos valorizar o trabalho que estas associações têm desenvolvido”, sublinhou o autarca.

Bernardino Soares referiu, ainda, que os 50 mil euros que serão transferidos a mais estão destinados aos arranjos de duas autoescadas.

“Ficou a garantia de que, se no final do ano essa verba não for utilizada para esse fim, poderá ser canalizada para outras necessidades”, acrescentou.

No entanto, o autarca de Loures defendeu a necessidade de o Governo apoiar mais os bombeiros e a alteração das regras de candidatura a fundos comunitários que permitam a atribuição de verbas à proteção civil.

Fonte: Noticias ao Minuto

 

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.