CABECEIRAS DE BASTO | Mais de duas mil crianças no dia da Proteção Civil | FOTORREPORTAGEM

0

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associou-se à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, à Guarda Nacional Republicana, à Autoridade Nacional de Proteção Civil e ao INEM na organização do Dia Mundial da Proteção Civil que juntou hoje, dia 1 de março, mais de dois milhares de crianças e jovens no Campo do Seco, em Cabeceiras de Basto.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras Basto, Francisco Alves, marcou presença nesta iniciativa fazendo-se acompanhar pelos vereadores, Dra. Isabel Coutinho e Alfredo Magalhães, assim como o presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos.

A iniciativa que contou com uma exposição de meios e demonstração de atividades juntou no mesmo recinto os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses; a Polícia Municipal; a Proteção Civil Municipal; os Sapadores Florestais; a delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa; o veículo móvel do Centro de Comunicações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga; o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica que fez demonstrações de Suporte Básico e Vida e divulgou o Centro de Informação Antiveneno; a GNR, designadamente o Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) e a Secção de Programas Especiais, bem como demonstrações de dois binómios cinotécnicos e da unidade de minas e armadilhas.

Os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, para além da divulgação do projeto ‘Aprender a Salvar’, trouxeram a esta exposição de meios várias viaturas, entre as quais o carro de desencarceramento, o carro de combate a incêndios urbanos, uma ambulância de socorro e diverso equipamento individual de socorro e combate a incêndios e, ainda, uma exposição de brinquedos da coleção do jovem bombeiro João Leite.

Durante a visita, as crianças e jovens mostraram-se muito agradados e entusiasmados com a exposição de meios dos diferentes agentes de proteção e socorro que participaram na comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil em Cabeceiras de Basto.

Sob o lema ‘A Proteção Civil Somos Todos’, a ação teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para as questões da segurança e da importância da Proteção Civil enquanto estrutura vocacionada para responder com eficácia nas situações de emergência de uma forma articulada com todas as forças de intervenção.

Fonte: Facebook Munícipio Cabeceiras de Basto

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.