Bombeiros de Tabuaço inauguraram Obras de Ampliação e Remodelação do Quartel

0

Os bombeiros Voluntários de Tabuaço inauguraram este domingo, 16 de outubro, as Obras de Ampliação e Remodelação do Quartel.

Os bombeiros e a população de Tabuaço viram cumprido um sonho antigo com a melhoria das condições do quartel. O portal bombeiros.pt acompanhou a  inauguração das obras, que decorreu hoje,  numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Manuel Nogueiro Gomes.

O parque de viaturas passou a ter dois acessos e o antigo parque com 250 m2 passou para os atuais 1000 m2. Foram construídos novos balneários, masculinos e femininos, e novas camaratas e quartos, foram também criados espaços para formação, para os graduados e para os bombeiros, o bar foi completamente remodelado, tal como os gabinetes da Direção e do Comando. A secretaria tem um novo espaço mais próximo do público e a Central de Comunicações está dotada dos mais modernos recursos, o que a torna muito mais operacional.

Na cerimónia de inauguração destas obras, o comandante dos Voluntários de Tabuaço, Ernesto Fonseca, aproveitou para fazer um pedido dirigido ao Governo, ao poder legislativo e autárquico, à Federação Distrital de Viseu e à Liga dos Bombeiros Portugueses no sentido da “união de esforços e reconhecimentos dos bombeiros como força necessária e imprescindível para a segurança das pessoas e bens”.

Ernesto Fonseca lembrou a importância do incentivo ao voluntariado dizendo que “é necessário criar condições para a fixação de pessoas e necessário dar incentivos quer a nível da saúde, quer a nível fiscal e outros” porque, como sublinhou, “podemos ter excelentes quartéis, ótimos veículos e os melhores EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual), mas se não tivermos aqueles que operam com eles e não lhe dermos as condições, então de nada valerá.”

Já o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Manuel Nogueiro Gomes, lembrou durante a intervenção, que à tomada de funções, lançou o Cartão Social do Bombeiro “transversal a todo o país, garantindo o equilíbrio e igualdade nas retribuições”, bem como alguns avanços, nomeadamente o “reconhecimento dos bombeiros no quadro ativo com a isenção das Taxas Moderadoras e do IRS, isenção do IVA na aquisição de equipamentos, o que ajuda na capitalização das Associações, bem como o reforço do financiamento, no Orçamento do ano passado, com dois milhões de euros”.

Para além de Jorge Manuel Nogueiro Gomes, Secretario de Estado da Administração Interna, marcaram também presença na Inauguração das Obras de Ampliação e Remodelação do Quartel dos Bombeiros de Tabuaço, José Alberto Requeijo, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses e José Nunes presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Viseu.

Estas obras tiveram uma execução que cumpriu a calendarização prevista, tiveram início no dia 1 de Abril de 2015 e terminaram no dia 31 de Dezembro do mesmo ano, tendo alterado profundamente todas as áreas do quartel. Tiveram um custo de aproximadamente 500 mil euros e foram comparticipadas pelo POVT em 85% e o restante pela Câmara Municipal de Tabuaço e pela própria Associação.

Imagens de: Rui Costa Carvalho

 

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e estudante em Mestrado em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.