Bombeiros.pt desenvolve aplicação mobile que pode salvar vidas

0

O Portal Bombeiros.pt, no seu papel de proximidade e complementaridade aos Bombeiros Portugueses, acaba de lançar e de oferecer aos Bombeiros Portugueses, e a todos os que têm interesse pelo papel e missão que os bombeiros desempenham, a aplicação BOMBEIROS.PT.

Desenvolvida pelo Portal Bombeiros.pt, a aplicação BOMBEIROS.PT teve em Nuno Santos e Sérgio Cipriano os seus principais dinamizadores, estando agora disponível para todos. Esta nova versão é uma evolução da aplicação lançada no Natal do ano 2014, sendo agora actualizada para uma versão esteticamente mais atractiva e com uma melhor organização de elementos.

Depois de descarregada e feito o login, tudo de uma forma bem simples, deparamos com o ecrã principal e com todas as funcionalidades:

1. Incêndios Florestais (contendo depois um espaço para consulta de Pontos de Água e  uma Calculadora do Risco de Incêndio Florestal);

2. Emergência Pré-Hospitalar (com uma Calculadora Escala de Coma Glasgow);

3. Incêndios Urbanos (com uma Calculadora Autonomia ARICA e um Glossário);

4. Matérias Perigosas (existindo a possibilidade de consulta pelo nome da matéria perigosa ou através do número ONU);

5. Noticias (com ligação imediata às notícias mais recentes sobre bombeiros e protecção civil);

6. Corpos de bombeiros (todos os dados de todos os corpos de bombeiros do continente e ilhas);

7. PANIC (Pedido de emergência).

E é esta última funcionalidade a grande novidade desta aplicação. O botão PANIC permite que o utilizador envie uma mensagem SMS com informação georreferenciada para o seu “contacto de emergência”, avisando-o de que algo não está bem e informando-o da posição em que se encontra.

Havendo um cuidado especial dos criadores na necessidade de pesquisa rápida e objectiva tendo em conta as situações emergentes, a aplicação apresenta-se muito intuitiva e com uma apresentação da informação muito clara.

A APP Bombeiros.pt será, para já, disponibilizada apenas para dispositivos Android, podendo vir a existir uma versão para sistemas IOS. Apesar de no futuro a aplicação poder vir a ter uma versão paga, neste momento é totalmente gratuita, assumindo o Portal Bombeiros.pt todos os custos relativos ao seu desenvolvimento e manutenção.

Para instalar a aplicação, os utilizadores devem fazer login na página do Google Play a partir do seu SmartPhone ou Tablet e pesquisar por Bombeiros.pt .

Pode ainda consultar todas as informações sobre a aplicação em: www.app.bombeiros.pt

 

Sobre o autor

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).