Bombeiros Famalicenses têm novo comandante em Maio

famalicenses 0316-VFCI1Os Bombeiros Voluntários Famalicenses (BVF) vão ter novo comandante a partir do próximo mês de Maio. A novidade foi transmitida ontem aos elementos do corpo activo, durante a realização do almoço-convívio da Páscoa.“Vou continuar no corpo de bombeiros mas não como comandante. Continuarei cá no dia-a-dia” afirmou aos jornalistas o ainda comandante da corporação, Francisco Guimarães.

O presidente da Associação Humanitária dos BVF, António Meireles, confirmou que o comandante “está a acabar o mandato e já manifestou vontade de não continuar.
António Meireles admitiu, também, que com a saída de Francisco Guimarães das actuais funções “é possível que haja uma renovação de toda a equipa de comando”.
O dirigente da Associação Humanitária dos BVF assegurou, no entanto, que “não está concluída a escolha do novo comando. Normalmente quando muda o comandante, toda a equipa de comando é renovada”, disse António Meireles. Francisco Guimarães assumiu o comando dos BVF em Maio de 2009.

Sobre o almoço-convívio que juntou várias entidades, o presidente da Associação Humanitária dos BVF revelou que se trata de uma “festa com quase 40 anos” e que marca “o encontro de voluntários que ao longo da sua vida raramente se conseguem encontrar”, disse António Meireles.
A presidir ao convívio esteve Ricardo Mendes, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e também vereador do pelouro da Protecção Civil.

“Esta festa é o reconhecimento do trabalho feito por esta corporação e pelos seus activos. É um corpo de bombeiros muito activo e dinâmico. A Páscoa significa sacrifício e a Páscoa deles é quando conseguem ajudar o povo&rdquo ;, lembrou Ricardo Mendes.
O ponto alto dos festejos foi a bênção da nova viatura, uma carrinha de nove lugares, destinada ao transporte de doentes não urgentes e não acamados.
A viatura foi adquirida com a ajuda da Comunidade de Santo Adrião.

Foram, ainda, entregues as medalhas de assiduidade a bombeiros que cumpriram cinco, 10, 15 e 20 anos de serviço.
Uma romagem ao cemitério Municipal e ao monumento ao bombeiro voluntário, e uma eucaristia na Igreja Matriz compuseram o restante programa da comunhão pascal dos BVF.
À margem das comemorações, o presidente da Associação Humanitária dos BVF anunciou que o novo campo de treinos a instalar no concelho vai estar pronto este ano.
“ É certo que vai arrancar até ao final deste ano”, garantiu António Meireles. A nova estrutura está avaliada em cerca de 475 mil euros.

O vereador da Protecção Civil e vice-presidente da autarquia famalicense, Ricardo Mendes, anunciou que o município está já a preparar a época de fogos que se avizinha.
“A semana passada reunimos com o comandante distrital de operações de socorro para debater esse assunto. Gostava que a época de Verão não fosse uma época de incêndios”, desejou Ricardo Mendes.

O ainda comandante da corporação lembrou a crise que afecta o voluntariado ao referir-se aos nove elementos que tiveram de emigrar por falta de emprego.
“Eram elementos já com alguns anos de experiência e esperamos que fique por aqui. Temos tido a felicidade de ir colmatando as saídas com as novas escolas”, considerou Francisco Guimarães. Neste momento há 11 elementos que estão prestes a terminar a fase de estágio e outros 11 que iniciaram formação em Fevereiro passado.

(Fonte: Correio do Minho)

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).