Bombeiros do Rio de Janeiro ganham prémio de melhor atuação do mundo

0

ocorrencia-que-rendeu-o-premio-para-o-grupo-foi-o-combate-ao-incendio-emPelo segundo ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, representado pelos militares do Méier, ganhou o prêmio Conrad Dietrich Magirus. A premiação elegeu as melhores atuações de equipes de bombeiros do mundo. O prêmio foi entregue na sexta (22), na Alemanha.

A ocorrência que rendeu o prêmio para o grupo foi o combate ao incêndio no Shopping Nova América, na Zona Nort9e do Rio, no dia 16 de fevereiro do ano passado.

Com 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário, o empreendimento fica a quatro quilômetros do quartel. Graças à agilidade e eficiência das equipes de salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, não houve vítimas fatais e o shopping foi reaberto três dias depois do acidente.

Cerca de 100 militares participaram da operação, com o apoio de 30 viaturas e dois helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Em 2014, o 2º GBM venceu o Conrad Dietrich Magirus pela atuação no resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela, no dia 28 de janeiro.

Para o comandante do 2º GBM, no Méier, coronel Cláudio Nicacio, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Porém, o mais importante é saber que a missão foi cumprida e que nenhuma vida foi perdida.

“Estamos muito orgulhosos em poder representar a nossa instituição e nos sobressair perante profissionais conceituados como australianos, americanos e austríacos, por exemplo. Os militares agora vão se preparar para a viagem a Nova Iorque, que faz parte da premiação. Lá, os profissionais terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos bombeiros americanos e trocar experiências”, disse o comandante.

FONTE: jornal do brasil

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 16 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.