Bombeiros de Vila Flor só dispõem de duas viaturas de combate a fogos florestais

0

O comandante dos bombeiros de Vila Flor lamentou hoje ter apenas duas viaturas de combate a incêndios e disse temer não ter meios operacionais suficientes para o combate às chamas.

“A situação é complicada, porque não dispomos de verbas para comprar uma nova viatura operacional, já que os encargos poderão chegar aos 130 mil euros e só nos foram atribuídos 30 mil pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) “, disse hoje à Lusa António Martins.

Segundo o comandante, a verba disponibilizada pela ANPC só poderá ser utilizada quando a corporação comprar um novo veículo de combate a incêndios.

“Como as finanças da corporação estão debilitadas, tememos mesmo perder a verba disponibilizada pela ANPC, já que o dinheiro só nos poderá ser entregue quando adquirirmos uma nova viatura e devidamente certificada para o combate a incêndios” acrescentou.

Os bombeiros de Vila Flor perderam um veículo operacional no decurso do combate às chamas a 10 de agosto de 2011.

“A viatura ardeu há cerca de um ano e ainda não foi resposta a situação, facto que nos deixa bastante debilitados em termos operacionais. Tratava-se um veículo todo-o-terreno, que entrava em todo o lado. Agora, apenas dispomos de duas viaturas ligeiras de combate a incêndios”, acrescentou.

Os responsáveis pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor (AHBVVF) garantem que têm de gerir “com cuidados” os fundos disponíveis, “já que há encargos com funcionários e combustíveis e o dinheiro não chega para tudo”.

“Para já, não se vislumbra sequer a hipótese de se vir adquirir uma nova viatura de combate a incêndios, devido às débeis finanças da AHBVVF”, concluiu António Martins.

Fonte: RTP

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.