Bombeiros de Melo comemoraram o seu 80º. aniversário

0

Os Bombeiros Voluntários de Melo, no concelho de Gouveia, celebraram no passado domingo (dia 28 de Fevereiro) o seu 80º. Aniversário.

O estandarte da corporação, conduzido por um dos bombeiros mais velhos do país, o Sr. Luciano Viegas de 98 anos, foi sem dúvida o centro das atenções na longa formatura que apresentou o corpo de bombeiros de Melo à sua população.

Nas cerimónias marcaram presença o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Paulo Amaral, Comandante Distrital de Operações e Socorro, António Fonseca, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, Gil Barreiros, vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Joaquim Lourenço, autarcas e outras entidades locais.

Nas intervenções habituais, o Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Melo, Gaspar Rocha, referiu o esforço que têm feito para levar acabo uma série de atividades na corporação, tendo referido na presença do vice-Presidente do Município que, “não sendo possível a construção de um quartel novo, pelo menos que fosse possível a sua ampliação” no sentido de dar mais e melhores condições aos voluntários que ali prestam serviço.

O comandante da corporação, Rui Abrantes, na sua intervenção louvou os bombeiros do quadro de Honra e saudou todos os elementos que comanda. Fez ainda um balanço do tempo em que está à frente do comando da corporação numa intervenção emotiva e carregada de vontade de fazer mais e melhor.

Saudou ainda o anterior Presidente da Direção, José Caramelo, pelo trabalho que levou a cabo ao longo de vários anos na instituição. Referiu ainda, tal como o presidente da direção, a vontade de ter um quartel novo e referiu que está em marcha duas candidaturas para a aquisição de mais duas viaturas que irá fazer parte da atual frota automóvel.

A corporação de Melo, criou no seio do corpo de bombeiros o prémio “Bombeiro do Ano” que visa distinguir o(s) bombeiro(s) que se destacaram no ano transacto. Assim, o comandante destaca no ano anterior o Oficial Bombeiro, Joaquim Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados à coletividade e a Juvebombeiro local, que levou a cabo uma série de atividades ao longo de 2015.

Já Gil Barreiros, Vice-Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses referiu que os Bombeiros de Melo estão “no caminho certo” e que, só com a aposta na formação dos bombeiros conseguirão estar mais bem preparados, tendo referido que “Quem Não Sabe, Não Salva!”.

O então Vice-Presidente da Liga de Bombeiros, também ele Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, nesse papel, referiu na presença do Vice-Presidente da Câmara, que este ano “devia fazer-se um esforço para se realizar no concelho de Gouveia o Dia Municipal do Bombeiro”. O portal bombeiros.pt sabe que a Assembleia Municipal de Gouveia terá aprovado uma moção em Abril 2014 para a sua realização. A sugestão do dia Municipal do Bombeiro foi deixada pelo corpo de bombeiros de Gouveia em conjunto com as 3 restantes corporações do concelho.

Por fim, Joaquim Lourenço, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, cumprimentou o público presente e direcionou um cumprimento especial para o Bombeiro mais antigo da corporação e um dos mais velhos do país, momento esse que levou a uma enorme agitação dos presentes com uma enorme salva de palmas.
Joaquim Lourenço, referiu ainda que a boa cooperação existente com o corpo de bombeiros de Melo é para manter, nomeadamente no apoio às atividades promovidas pela Juvebombeiro de Melo.

No final dos discursos, foram benzidas duas novas viaturas, uma ABSC e uma viatura VALE com a capacidade de 9.000 litros de água.

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.