Bombeiros têm apoio de 12 milhões de euros

0

ministra constança

Os bombeiros têm este ano acesso a 12 milhões de euros de fundos comunitários para reforço de meios e construção de quartéis.

O anúncio foi feito pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que ontem esteve em Portimão a presidir às cerimónias do Dia do Bombeiro. A governante fez ainda questão de garantir que o País está preparado para a época de fogos florestais. Em relação aos apoios financeiros, a ministra diz que, “após um período de estagnação, estamos a avançar com investimento no setor da Proteção Civil, com recurso a fundos comunitários”.

Os avisos para as candidaturas já foram feitos, admitindo Constança Urbano de Sousa que “o valor poderá ser reforçado, face ao número de candidaturas que venham a ser apresentadas”.

No que diz respeito aos fogos, o dispositivo “está montado” e é “robusto”, garante a governante, que, no entanto, lembra que existe “um fator aleatório, que é a meteorologia e que não podemos nunca dominar”.

A ministra pede ainda aos portugueses que evitem comportamentos de risco, que possam causar fogos. O presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros concorda que existe “um bom dispositivo, semelhante ao do ano passado”, mas alerta para o problema dos incendiários.

“Os incêndios são na ordem dos 75% de origem criminosa”, diz Jaime Marta Soares, que considera que tem sido feito “um bom trabalho” das autoridades policiais, mas existe “alguma ‘doçura’ em relação às penas a aplicar”.

Fonte: Correio da Manhã

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.