Apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF/2014)

IncendiosDecorre amanhã, 4.ª feira, dia 26 de março, pelas 16 horas, na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, uma conferência de imprensa para apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF/2014), presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

A apresentação estará a cargo do Comandante Operacional Nacional (CONAC), José Manuel Moura, que fará não só a apresentação do dispositivo planeado para a época de incêndios florestais deste ano, mas também das principais alterações, em termos de meios e organização, previstos para a campanha deste ano.

A Conferência de Imprensa será antecedida de uma reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil para apreciação e aprovação da Diretiva Operacional Nacional nº 2 (DON-DECIF/2014), documento de planeamento e de organização operacional deste  Dispositivo.

A Comissão Nacional de Proteção Civil é composta por delegados dos ministros responsáveis pelos setores da defesa, justiça, ambiente, economia, agricultura e florestas, obras públicas, transportes, comunicações, segurança social, saúde e educação. Dessa comissão fazem ainda parte representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias, bem como representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais. Participam ainda na Comissão representantes do Estado-Maior-General das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Judiciária, do Gabinete Coordenador de Segurança, da Autoridade Marítima, da Autoridade Aeronáutica e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Fonte: Protecção Civil

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.