600 operacionais combatem 5 incêndios a esta hora

FOGO PROENÇA E SERTÃ 005A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a dar destaque a 5 incêndios que de momento se encontram ativos em Portugal e que mobilizam a esta hora perto de 600 operacionais.

O incêndio que mais preocupa os bombeiros está localizado em Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, no concelho de Arcos de Valdevez. As chamas consomem uma área de mato numa zona de poucos acessos o que obrigam os operacionais a recorrer a ferramentas manuais. No terreno estão cerca de 220 elementos, 66 veículos e um meio aéreo.

Já na Mêda, a segunda ocorrência a mobilizar mais meios, 171 elementos apoiados por 52 veículos combatem as chamas na localidade de Rabaçal. O incêndio teve inicio por volta das 9:30 da manhã numa área agrícola nas proximidades da localidade, porem, o bombeiros.pt sabe que neste momento não estão habitações em perigo.

Em Baião e em Gondomar, no distrito do Porto, os bombeiros estão também a tentar a esta hora extinguir dois incêndios nas localidades referidas, estão envolvidos cerca de 160 operacionais apoiados por 62 veículos e 5 meios aéreos.

Em Resende, na localidade de São Cristóvão da Nogueira, os bombeiros tentam impedir a progressão das chamas dentro da povoação, sendo que, a sua grande preocupação são as habitações que existem no perímetro do incêndio. Estão neste momento 3 meios aéreos no local que apoiam os 64 operacionais no terreno.

As temperaturas altas que se fazem sentir em Portugal Continental levam a que o teor de humidade nos combustíveis possam ser mais baixos, permitindo assim, uma maior propagação e violência dos incêndios.

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o dia de amanhã haverá ainda uma pequena subida da temperatura mínima no litoral das regiões Norte e Centro.

O portal bombeiros.pt deixa o alerta para a utilização conveniente do equipamento de proteção individual e o respeito pelas regras protocolares estabelecidas no combate a incêndios.