14ª. edição do concurso Robô Bombeiro decorre dia 16 de Julho na Guarda

0

13669220_10154059506463113_1392014928139717832_nNo próximo dia 16 julho irá decorrer na Guarda a 14ª. edição do concurso Robô Bombeiro, promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda.

O Robô Bombeiro é um concurso português de Robótica, organizado anualmente desde 2003 por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática do Instituto Politécnico da Guarda.

O desafio proposto pelo Concurso consiste em colocar à prova pequenos robôs autónomos, com a missão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de um labirinto que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e quartos.

A competição é constituída por três provas. Em cada prova o robô compete individualmente num dos labirintos do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou.

O objetivo do Concurso é promover a Robótica que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento educativo, estimulante e divertido, onde estudantes e professores possam usar a Robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais.

O Concurso Robô Bombeiro promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda conta com o apoio do Portal Bombeiros.pt, que desde já, vos convida a assistir a este magnifico espectáculo robótico.

Não se assuste, o futuro ainda é nosso, por enquanto!

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.