Ilda Cadilhe é a nova comandante dos Bombeiros da Póvoa

0

Foi ontem à noite apresentada ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim a nova comandante. Ilda Cadilhe foi a escolhida para ocupar o cargo, vindo assim substituir Alberto Aguiar, que deixou funções em finais do ano passado.

Ilda Cadilhe, que entrou para os bombeiros há 12 anos e que há um ano e meio se tornou oficial dos bombeiros, foi a escolhida pela direção para ser a comandante da corporação para os próximos cinco anos, sendo a primeira mulher a exercer esta função nesta corporação.

O presidente dos Bombeiros, Pedro Coelho, revelou que a escolha se prendeu com o facto de ser “a pessoa reúne um conjunto de argumentos”, explicando: “estamos numa fase de grandes transformações, de grande evolução, e um corpo de bombeiros já não se compadece daquela vontade de combater e de estar presente, tem que haver mais. Tem que haver formação, um know-how completamente diferente e a Ilda reuniu esse conjunto de condições que a direção entendeu que eram necessárias para comandar as forças dos bombeiros e levar para patamares que a população merece que eles estejam”.

O presidente lembrou que o facto de ser mulher não foi o fator decisivo, admitindo, no entanto, que contribuiu: “não pela novidade, mas porque sentimos que poderá haver alguma vantagem nos relacionamentos, vai apaziguar e vamos ter aqui um corpo de bombeiros exemplo a nível nacional”.

Para Ilda Cadilhe, esta nomeação “foi uma surpresa”. Habituada a trabalhar com entidades, mas na retaguarda, como defendeu, “não estava à espera que pensassem em mim para encabeçar uma pirâmide de tamanha responsabilidade. No entanto, deram-me algum tempo para refletir, e pesados alguns prós e alguns contras e tendo a noção que a casa necessitava mesmo de alguma organização, já que acreditavam nas minhas capacidades, aceitei”.

Quanto a ações futuras, a comandante revelou que já tem “algumas ideias”, nomeadamente atribuir responsabilidades às chefias.

Fonte: Mais Seminário

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.