“Troy’s Toys & Collectibles” – Um negócio que nasceu da paixão por carros de bombeiros

0
Troy Shannon - imagem kansascity.com

Troy Shannon – imagem kansascity.com

Hoje vamos contar-lhe uma breve  história de  um ex. bombeiro que se tornou empresário a partir de uma paixão pelos bombeiros e por brinquedos, por miniaturas de bombeiros.

Traduzindo o nome – “Troys Toys & Collectibles” – trata-se da loja de brinquedos e colecionáveis do Troy.  Tudo começou quando Troy Shannon se tornou, ainda  em menino, colecionador de miniaturas de bombeiros, em Platte City, uma cidade do estado norte-americano do Kansas, no Condado de Johnson.

Mais tarde, no final da faculdade, Troy Shannon tornou-se bombeiro voluntário por sugestão de um amigo. Mas, a experiência agradou-lhe tanto que acabou por se tornar bombeiro profissional.

Após a tragédia do 11 de Setembro de 2001, Shannon passou por momentos difíceis com os quais teve de lidar,  incluindo com a morte do pai. Foi quando decidiu transformar o seu hobby de colecionar num negócio.

Numa entrevista ao The Kansas City Star, Troy Shannan confidenciou que o seu “plano de negócios foi escrito num  guardanapo quando estava com um amigo que tinha uma loja semelhante”. Decidiu, então, verificar quantos brinquedos tinha e deu-se conta que já ultrapassava os 4 mil, tinha alguns em exposição e outros ainda em caixas

E já 2004, o ex. bombeiro abre a sua loja de brinquedos e colecionáveis na rua Interstate 35, em Overland Park. Hoje em dia já não são apenas carros de bombeiros, na loja tem milhares de modelos de veículos, aviões, máquinas agrícolas e de construção,  camiões  entre outro equipamentos, como  miniaturas de figuras históricas.

Os seus clientes vão desde os 5 anos de idade aos 90, a maioria são homens, mas as mulheres vão entrando na loja de vez em quando para comprar para si ou para oferecer. Atualmente  o ex. bombeiro aposta também na Internet, visto que ” tem sido um grande negócio“- disse ele – “Temos cerca de 3 mil seguidores no Facebook e o nosso site esta aberto  ao mundo inteiro”. A maior percentagem de vendas acontece através do web site.

Deixamos-lhe aqui algumas imagens das miniaturas dos bombeiros que o ex. bombeiro disponibiliza no site da sua loja, desde veículos de resgate, combate a incêndios, veículos de comando, ambulâncias, entre outros:

(Vejam mais aqui)

E por cá? Alguém faz coleção de veículos de bombeiros em miniatura?

 

(Fonte: bombeiros.pt/kansascity.com/troystoysinc.com)

Sobre o autor

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e estudante em Mestrado em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.