Nove montanhistas mortos por avalancha no Nepal

0

Foto: SIMRIK AIR/AFP

Uma avalancha apanhou montanhistas franceses, alemães, espanhóis e italianos nos Himalaias nepaleses. O número de vítimas subiu para nove mortos e seis desaparecidos, informou a polícia do Nepal.

Basanta Bahadur Kuwar, da polícia local, diz que a avalancha ocorreu no monte Manaslu, o oitavo mais alto do mundo, no norte do Nepal.

As autoridades recuperaram os corpos de um guia nepalês e um homem alemão e já localizaram mais sete corpos, ainda não identificados, indicou a mesma fonte. Madrid já confirmou que uma das nove vítimas mortais tem nacionalidade espanhola.

Outros 13 montanhistas que seguiam no mesmo grupo sobreviveram à avalancha, mas muitos ficaram feridos e estão a ser transportados de helicóptero para hospitais, informou Kuwar.

Entretanto, as condições atmosféricas degradaram-se, pelo que as buscas aéreas tiveram de ser suspensas.

A avalancha, que ocorreu no sábado à noite, apanhou os montanhistas, franceses, alemães e italianos, num campo a 7 mil metros de altitude, quando se preparavam para avançar para o pico, que se situa a 8156 metros.

Fonte: Jornal de Noticias

Sobre o autor

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.