Mais de 70 incêndios nos EUA obrigam à retirada de centenas de pessoas

0

Cerca de 900 bombeiros combatiam na quarta-feira  cerca de 70 incêndios que deflagraram nos Estados norte-americanos de Washington,  Oregon e Idaho, obrigando à retirada de centenas de pessoas das suas casas,  informou a CNN.

No total 13 Estados do oeste dos Estados Unidos foram afetados nos últimos  dias por incêndios agravados pelas altas temperaturas e que ameaçaram habitações. Só no Estado de Washington, cerca de 400 pessoas foram forçadas a sair  das suas casas devido aos fogos.

É precisamente no centro do Estado de Washington que estava esta madrugada em curso o fogo mais violento e que já destruiu cerca de 8.900 hectares e, pelo menos, 60 habitações desde que deflagrou na segunda-feira, de acordo com as autoridades norte-americanas.

Em Idaho, outro incêndio que estava ativo há duas semanas já consumiu,  pelo menos, 260 quilómetros quadrados e as autoridades alertaram que a situação  na região poderá agravar-se.

Quase 43 mil incêndios já foram registados este verão nos Estados Unidos  e consumiram 2,6 milhões de hectares, de acordo com os dados do Centro Nacional  Interinstitucional sobre Incêndios.

Só no passado mês de julho, o mês mais quente registado na história  dos Estados Unidos, foram arrasados 810 mil hectares.

 

FONTE: Lusa

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.