Incêndios provocam evacuações em massa na Nova Zelândia

0

As condições extremas continuam nos países da Oceania, havendo milhares de pessoas deslocadas e dezenas de casas destruídas pelos incêndios.

(Foto de: JOSEPH JOHNSONFAIRFAX NZ)

Diversos órgão de comunicação neozelandeses, consultados pelo Portal Bombeiros.pt, informam que a pior situação ocorre, neste momento, em Christchurch’s Port Hills, onde o incêndio tem já uma extensão de 1800 hectares junto a diversas áreas residenciais.

A última informação das autoridades policiais aponta para 40 habitações já destruídas pelo fogo. As mesmas autoridades têm vindo durante o dia de hoje a emitir avisos de evacuação para todos aqueles que vivem junto de áreas que irão, previsivelmente, ser afectadas pelo incêndio e avisos de proibição de circulação em estradas que estão a ser utilizadas por bombeiros e outros agentes.

No combate a este incêndio já houve uma morte a lamentar. O piloto David Steven Askin morreu quando o helicóptero que pilotava caiu durante as operações de combate.

(Foto de: ALDEN WILLIAMS/FAIRFAX NZ)

O estado de emergência foi, entretanto, acionado nos distritos de Christchurch e Selwyn.

Durante a noite o fotógrafo Oliver Watson acompanhou o incêndio. Veja as fotos partilhadas pela Yahoo!:

O Portal Bombeiros.pt continuará a acompanhar o desenrolar deste incêndio.

Sobre o autor

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).