Canadá: Incêndio obriga à evacuação de cidade de 80 mil habitantes

0

As autoridades canadianas ordenaram a evacuação de toda uma cidade no estado de Alberta, rodeada por um incêndio florestal de grandes proporções.

Os cerca de 80 mil habitantes de Fort McMurray tentam escapar às chamas que ameaçam um dos principais centros da indústria petrolífera do país.

Desde segunda-feira, o incêndio teria já consumido mais de 3 mil hectares de floresta, antes de se aproximar do centro da cidade.

Uma residente afirma, “as chamas saltaram o rio e nós tivemos dois minutos para entrar em casa, pegar em algumas coisas e fugir. Estou bastante nervosa pois não sei o que aconteceu com a nossa casa. Mas estou com a minha família e o meu cão que é o mais importante”.

O incêndio obrigou à evacuação de de um hospital nos arredores da cidade, quando rodeia várias zonas industriais.

As autoridades mobilizaram mais de uma centena de bombeiros e vários helicópteros para tentar controlar as chamas, propagadas pelos ventos fortes e temperaturas que rondam os 30 graus centígrados.

 

 

Fonte: Euronews

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.