Armazenamento de comida é “estar pronto para cenários de catástrofe”

IMAGEM: REUTERS/STEFANIE LOOS

O plano de defesa civil, que inclui o conselho para os alemães armazenarem comida e bebida para dez dias, foi hoje aprovado pelo Governo

O governo alemão aprovou hoje um plano de defesa civil, que pede aos cidadãos para fazerem aprovisionamentos de água e alimentos, permitindo uma resposta em caso de atentados ou catástrofes naturais.

Trata-se de “estar pronto para cenários de catástrofe”, “como em todos os países do mundo”, explicou à imprensa o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, acrescentando que a elaboração destas medidas começou em 2012.

O último plano de defesa civil datava de 1995, um período marcado pela moderação das políticas de segurança, na sequência do fim da Guerra-Fria, indicou o governo em comunicado difundido ao princípio da tarde.

A atualização daquele plano “estava prevista há muito e não está relacionada com uma situação de perigo, nem com as atuais ameaças terroristas”, assegurou Ulrike Demmer, porta-voz da chanceler Angela Merkel, durante um encontro habitual com a imprensa.

O plano contém uma série de medidas para garantir o funcionamento do Estado em caso de crise, e o fornecimento de água, eletricidade, alimentos e cuidados médicos à população.

“Um ataque em território alemão que exija (o recurso a) uma defesa convencional é pouco provável”, sublinha o documento do ministério do Interior.

Entre as recomendações feitas à população, contam-se a necessidade de reservas de água, de “dois litros por pessoa e por dia, por um período de cinco dias”. Os cidadãos devem abastecer-se de alimentos suficientes para dez dias.

Prevê também planos de emergência em caso de interrupção do fornecimento de água ou eletricidade, uma série de medidas de segurança em caso de crise de natureza química, atómica ou biológica, ou ainda em caso de ataques cibernéticos.

A oposição criticou esta iniciativa do governo, com os Verdes a acusarem o plano de se alimentar dos medos da população, agravados na sequência de dois atentados, em julho, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), e por um ataque que causou nove mortos em Munique (sul).

O jornal Bild brincou com a situação e publicou uma lista com artigos indispensáveis para armazenar, como alperces secos e latas de salsichas.

Fonte: DN

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerceu durante 12 anos. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a segunda EIP da corporação dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.