Ventos dificultam operações de combate no Canadá

0

Segundo fonte da Sky News, o incêndio que lavra à vários dias em Alberta, já devastou milhares de hectares de floresta e levou à evacuação de mais de 88 mil pessoas na cidade de Fort McMurray, especialistas e políticos avançam com a informação que este é o desastre natural mais caro da história do Canadá.

O incêndio está neste momento na eminência de ameaçar a província vizinha de Saskatchewan, porém, os bombeiros afirmam que não chegará à fronteira até ao final do dia. Os fortes ventos que se fazem sentir por esta altura não dão tréguas aos bombeiros, que tentam travar as chamas numa área “imprevisível e Perigosa” palavras do Ministro da Segurança Ralph Goodale.

O mesmo Ministro referiu que as florestas são extremamente secas e de fácil propagação, tal facto estão deixar assustadas centenas de pessoas que trabalham nas explorações de Petróleo desta região. Porém Chad Morrison, responsável pelo comando dos bombeiros, assegurou que a empresa tem elementos altamente treinados para responder a possíveis incidentes caso o incêndio entre nas instalações.

Chad Morrison advertiu no entanto que, caso não haja uma precipitação substancial, o fogo pode facilmente durar meses até ser extinto dado à sua dimensão.

Bairros inteiros foram reduzidos a cinzas e muitas das famílias desalojadas referem ter perdido tudo e que foram poucos os objectos que puderam levar consigo.
No combate a este incêndio em toda a sua extensão estão 1900 bombeiros, apoiados por 148 helicópteros e 41 aviões pesados.

In Bombeiros.pt / Imagens SkyNews

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.