Os melhores do mundo!

João Paulo Teixeira

Bombeiros portugueses são campeões do mundo! Vá lá, leia outra vez: bombeiros portugueses são campeões do mundo.

Uma equipa do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa venceu a décima sétima edição do considerado “maior campeonato de trauma e salvamento do mundo”, que se realizou, de 14 a 18 de Outubro, em Lisboa.

O World Rescue Challenge 2015, realizado pela primeira vez em Portugal, juntou perto de meio milhar de participantes, de 23 países, divididos em 33 equipas de desencarceramento e 34 em trauma.
Orgulhem-se porque dos nove pódios possíveis, os portugueses subiram a oito. Os elementos do Regimento ficaram em primeiro lugar em cinco categorias: Melhor Equipa, Melhor Comandante, Melhor Socorrista, Melhor Equipa Técnica e Melhor Equipa em Termos de Rapidez. Os Bombeiros Voluntários da Parede conquistaram a terceira posição na categoria de Trauma.

Honra seja feita aos Sapadores do Porto, Municipais da Figueira da Foz e aos Voluntários da Aguda, Cacilhas, e Sul e Sudoeste do Barreiro que, com os campeões do RSB e da Parede, assim como uma equipa da Cruz Vermelha de Maiorca (Figueira da Foz), dignificaram o nome de Portugal. Curiosamente, todos de locais perto do mar.

Obrigado a todos. Obrigado pelos vossos feitos e por erguerem a bandeira nacional.
Podia, neste texto, criticar os que vos criticam, lastimar com comparações com o mundo do futebol, lamentar ausências de pessoas, instituições e até de notícias em meios especializados, porque os nacionais fizeram uma razoável cobertura…

Poder… podia, mas… vocês são superiores a isso. Estão entre os melhores do mundo. Venha de lá agora referências “a este e àquele”, que eu lhes digo: A trabalhar (e não é de língua), Portugal tem os melhores do mundo!

João Paulo Teixeira