A marca do vermelho!

0
Gisela Oliveira

Gisela Oliveira

Para os Bombeiros e outros Agentes de Protecção Civil o último fim de semana foi marcante e dominado por uma única cor: o vermelho! Senão vejamos:

Nos dias 12 e 13 de Maio a azáfama dos mais de 300 operacionais envolvidos na operação “Fátima 2016”. Vários Corpos de Bombeiros do distrito de Santarém, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial Bombeiros da ANPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Corpo Nacional de Escutas asseguraram as condições de segurança de milhares de peregrinos que se concentraram no Santuário no dia 13. O vermelho a dominar a cor base dos operacionais no terreno.

No dia seguinte, a 14, a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assistiram a um conjunto de ações de treino operacional do dispositivo de combate a incêndios florestais, em Alcobaça.

Uma ação de treino a juntar às mais de 300 que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) já realizou este ano. Esta última, especificamente, veio assinalar o início da fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2016, que começou ontem, dia 15 e se prolonga até 30 de junho. Mais uma vez a predominância do vermelho dos incêndios que esperemos que se esbata com o envolvimento de 6.570 operacionais e 1.551 viaturas, preparados para combater este flagelo nacional.

E por fim as centenas de operacionais envolvidos para garantir a segurança dos 64 mil e 235 adeptos que estiveram no Estádio da Luz à assistir à grande Vitória do Benfica sobre o Nacional da Madeira: 4 – 1! Tricampeão! O Vermelho em toda a sua plenitude!!

Gisela Oliveira

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.