Última hora: DECIF 2016 pára ao fim-de-semana

0
Sem título

(Foto de base de Rodrigo Charrinho – BV Nisa)

A confirmação da paragem do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2016 durante o fim-de-semana está prestes a ser anunciada.

Em comunicado recebido há instantes na redação do «Boca» d’ Incêndio, os responsáveis europeus do sector ambiental e das forças de protecção civil defenderam que “o tempo inconstante que se verifica em Portugal, e verificará durante os próximos meses, permite fazer esta alteração ao modo de actuação das autoridades portuguesas”. Este organismo europeu recomenda a tomada de decisão imediata da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), alertando para a poupança que a Europa e o seu Conselho Europeu terão. No mesmo documento é dito que “se porventura algum incêndio começar durante a paragem obrigatória das forças, a União Europeia repensará este aconselhamento”.

O «Boca» d´ Incêndio contactou de imediato o Governo e os responsáveis portugueses do sector que se mostraram “completamente espantados” com o comunicado europeu, remetendo uma tomada de posição para depois da final da Liga dos Campeões. Já a oposição governativa foi mais rápida e pela voz de Passos Coelho disse aos micros do «Boca» d’ Incêndio que “a Europa só quer o bem de Portugal e, certamente, esta será a melhor decisão a tomar, sob pena de sermos vítimas dos mercados e das agências de rating. Todos sabemos que temos de obedecer às regras do mercado.”

A presidência da Liga, que tomou conhecimento deste assunto pelos jornalistas do «Boca» d’ Incêndio, remeteu uma tomada de posição “para depois da tomada de posição do Governo, pois será o melhor timing no campo da defesa dos interesses desta presidência”, disse o responsável máximo.

Contactados alguns corpos de bombeiros, todos disseram ao «Boca» d’ Incêndio que não compreendiam a decisão europeia, estranhando que “os engravatadinhos até se metam com o combate aos incêndios em Portugal” e defendendo que “deviam era preocupar-se com o pagamento do esforço a que todos os bombeiros portugueses são sujeitos durante este período de calor”.

O «Boca» d’ Incêndio continuará a acompanhar este assunto e trará novidades depois da final da Liga dos Campeões.

Sobre o autor

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!