TAS’s podem vir a ser equiparados a enfermeiros

1

A medida promete gerar polémica na ordem dos enfermeiros, INEM e sociedade civil.

O governo da república está a preparar um documento que prevê que os elementos possuidores de um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), possam vir a ser equiparados a Enfermeiros.

O documento a que o «Boca» d’ Incêndio teve acesso, refere que “os elementos com o curso TAS podem fazer exactamente o mesmo que os enfermeiros das SIVs” e refere ainda que “os enfermeiros não apresentam valor acrescentado ao socorro”.

O «Boca» d’ Incêndio foi ouvir o sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Socorro, que lamentou o atraso desta medida. Os elementos com o curso TAS, referiu o responsável deste sindicado, “conseguem executar exactamente as mesmas tarefas que os enfermeiros, a única coisa que os destinge é o ordenado ao final do mês.”

A formação em emergência médica é da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica, que ao que tudo indica, reúne na mesma sala de formação técnicos e enfermeiros, ou seja, a mesma formação administrada.

O governo ao tomar conhecimento deste facto, reuniu uma comissão de inquérito para apurar a diferenciação e as mais-valias destes elementos, e concluiu, que ter técnicos ou enfermeiros é exactamente a mesma coisa, resolvendo assim, desenvolver um documento que irá ser apresentado na próxima semana aos parceiros e que alterará por completo a orgânica dos serviços das Ambulâncias SIVs. Porém, o «Boca» d’ Incêndio sabe que a decisão é irreversível, ou os enfermeiros passam a receber monetariamente o mesmo que os técnicos ou então, os técnicos passam a ser equiparados e enfermeiros.

Contra esta medida está a ordem dos enfermeiros, que promete marcar já para esta segunda-feira uma greve geral que irá paralisar as SIV’s de todo o país.

O «Boca» d’ Incêndio acompanhará de perto todos os desenvolvimentos desta polémica.

 

Sobre o autor

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!

  • João Pereira

    Que pouca vergonha! Devia-se era erradicar o mais célere possível os técnicos de emergência médica.