Mulheres bombeiras proibidas de usar unhas de gel

0

bombeiraO novo regulamento de higiene e segurança no trabalho que irá entrar em vigor amanhã, irá impedir as mulheres bombeiras de usar “unhas com dimensões superiores às dos homens”, refere o artigo 1º. do regulamento, que indica como medida o tamanho das unhas do sexo oposto.

O «Boca» d’ Incêndio sabe que, o que está em causa foram as diversas queixas feitas por utentes do serviço nacional de ambulâncias que referem terem sido cortados/arranhados por algumas destas mulheres.

Um utente, agora internado no hospital Júlio de Matos, referiu à jornalista do «Boca» d’ Incêndio que “aquela mulher arranhou-me as costas todas e por não acreditarem em mim é que estou aqui”. Anacleto Gertrudes, descreveu-nos o acontecimento referindo que teve um pequeno acidente e que foi transportado ao hospital, no caminho, a bombeira terá tido a necessidade de fazer um curativo na zona lombar, mas, com o balanço da ambulância cravou as unhas nas costas do paciente.

A entidade para as condições do trabalho terá ordenado ao ministério o desenvolvimento deste regulamento, não só pelas queixas que recebeu, mas no sentido de zelar pela saúde destas profissionais, já que, com as unhas grandes, o risco de furarem as luvas latex do pré-hospitalar é superior, o que as pode colocar em risco quando têm de lidar com sinistrados ensanguentados.

A associação para a defesa das mulheres bombeiras, referiu ao «Boca» d’ Incêndio que, concorda com a medida e que irá organizar em breve um workshop que ensinará aparar as unhas e já agora, os cabelo.

O comandante dos bombeiros de Gulipares, que até hoje não autoriza o ingresso de mulheres no corpo de bombeiros, referiu que “a passagem de modelos é na moda Lisboa”, tendo referido ainda que “acho ridículo que uma mulher tenha de andar maquilhada durante o serviço, isto é a mesma coisa que eu andar a trabalhar nas obras e andar a colocar creme nas mãos” rematou.

O «Boca» d’ Incêndio, sabe que esta medida irá criar grande contestação e poderá provocar a debanda entre as mais de 6 mil bombeiras existentes em Portugal.

 

Sobre o autor

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!