Plano Municipal de Emergência de Lisboa

0

O Plano que se segue é um documento formal, da Câmara Municipal de Lisboa (CML) referente à versão para consulta pública do Plano Municipal de Emergência.

Neste Plano por se tratar do município de Lisboa, cidade capital do País, foi tido como linha de orientação, as especificidades e as vulnerabilidades do seu contexto, em termos urbanos, sociais, económicos, políticos e administrativos.

É objetivo fundamental deste a adequação de medidas que atenuem os efeitos dos danos humanos e materiais, não só através da definição de uma estrutura operacional com procedimentos de atuação próprios no socorro de emergência, mas também através de uma intervenção preventiva ao nível das estruturas físicas e sociais.

Plano Municipal de Emergência de Lisboa

Os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil constituem-se como instrumentos preventivos e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para fazer face aos acidentes e quando definida a composição das equipas de intervenção, é-lhes atribuída missões.

Sobre o autor

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.