Guia para a Avaliação de Risco no Âmbito da Elaboração de Planos de Emergência de Protecção Civil

0

CTP9 Guia para a Caracterizacao de Risco no ambito da Elaboracao de Planos de Emergencia de Proteccao CivilO Documento que se segue faz parte de uma coleção de Cadernos Técnicos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

É um documento que tem como objectivo fornecer uma visão genérica do processo de análise e caracterização do risco, destinando-se a dar apoio e a fornecer orientações no âmbito do Planeamento de Emergência.

Este Guia teve por base a publicação “A Framework for Major Emergency Management – Working Draft. Guidance Document 1. A Guide to Risk Assessment in Major Emergency Management” editada em 2006 pelo Irish Department of the Environment, Heritage & Local Government.

Para além desta publicação, as orientações apresentadas neste documento tiveram ainda em consideração as boas práticas existentes nos domínios da avaliação de risco e a experiência na análise de planos de emergência de protecção civil, na vertente da caracterização do risco.

Este Guia descreve as quatro etapas do processo de caracterização do risco e fornece orientações para a sua aplicação no âmbito do planeamento de emergência de proteção civil.

Guia para a Avaliação de Risco no Âmbito da Elaboração de Planos de Emergência de Protecção Civil

Os Cadernos Técnicos permitem aprofundar a informação habitualmente contida nos guias, catálogos e outras publicações técnicas editadas.

 

Sobre o autor

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.