Banco de Dados Geográfico de Desastres Naturais: projecto conceitual,…

0

A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informações Geográficas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta foi realizada por Luiz Amadeu Coutinho, sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro Julião.

Salienta que:

– As estatísticas globais de desastres naturais ao redor do planeta têm demonstrado que apesar dos esforços o número de vítimas e os prejuízos económicos ainda são uma realidade.

– A inventariação de eventos catastróficos e a avaliação de danos após sua ocorrência são ferramentas essenciais para compreender tendências e apoiar atividades de prevenção.

Esta dissertação apresenta ainda a criação de um banco de dados geográfico para inventariação e avaliação de danos de desastresnaturais em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas. Ostenta uma revisão acerca das bases de dados globais de desastres naturais de forma a perceber suas características e métodos de recolha de dados. Para além disso, dentro dos conceitos de mapeamento colaborativo na Web, é mostrado uma interface para registo e partilha de informação relativa a ocorrências.

Banco de Dados Geográfico de Desastres Naturais: Projecto conceitual, inventariação e proposta para difusão dos dados

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

Sobre o autor

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.