Relatório de avaliação dos Impactos sobre espaços florestais, decorrentes do incêndio florestal na Serra do Caramulo

0

Relatório Serra do Caramulo

O Relatório que se segue foi elaborado pelo Departamento de Conservação da Natureza e Florestas, do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território no decorrer do incêndio florestal na Serra do Caramulo.

Nos distritos de Aveiro e Viseu, entre o período de 20 de agosto até 02 de setembro de 2013 decorreram uma sequência de acontecimentos, que originaram três grandes incêndios, com as seguintes designações as ocorrências – Alcofra, Silvares, Guardão, afetando várias freguesias dos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela, Águeda e Viseu, resultando numa área ardida conjunta aproximadamente de 9 415,5 ha.

Desta forma, estimou-se que seria necessário proceder à recuperação de uma vasta área de povoamentos florestais, bem como, à proteção e reabilitação das principais linhas de água e das vertentes mais afetadas.

O presente documento resulta do trabalho conjunto entre o ICNF e os GTF de Águeda, Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, pretende dar a conhecer, de uma forma expedita e imediata, o enquadramento das situações, seus impactes e propostas de estabilização.

Relatório de avaliação dos impactos sobre espaços florestais, decorrentes do incêndio florestal na Serra do Caramulo

Os relatórios de avaliação permitem uma melhor compreensão da situação em causa, para que em situações futuras, se organizem de formam mais célere as metas, para as quais as instituições estão comprometidas.

Sobre o autor

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.